Fechar Menu
Jornal O Santarritense
  • Capa
  • Cidade
  • Esportes
  • Região
  • Destaque
  • Edição impressa
  • Editais
  • Falecimentos
  • Expediente
  • Colunistas
    • Colunista: Guilherme Utinetti Macedo
  • hhh
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal O Santarritense
SUBSCRIBE
  • Capa
  • Cidade
  • Esportes
  • Região
  • Destaque
  • Edição impressa
  • Editais
  • Falecimentos
  • Expediente
  • Colunistas
    • Colunista: Guilherme Utinetti Macedo
  • hhh
Jornal O Santarritense
Início » Santa Rita será beneficiada com novo mega hospital de emergência em Ribeirão Preto
Destaque

Santa Rita será beneficiada com novo mega hospital de emergência em Ribeirão Preto

RedaçãoPor Redação12 de maio de 20263 Minutos de Leitura
O que você acha do WhatsApp? Facebook Twitter Pinterest LinkedIn E-mail Copiar Link
Governador Tarcísio de Freitas vistoriou as obras do novo HC de Ribeirão Preto ao lado dos deputados Baleia Rossi, Leo Oliveira e do prefeito Ricardo Silva. Foto: Divulgação

A construção da nova Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto promete transformar o atendimento de saúde para moradores de Santa Rita do Passa Quatro e de outras 25 cidades da região. O complexo, considerado o maior e mais moderno hospital de emergência do Brasil, terá capacidade para mais de 580 leitos na fase final e deve ampliar de forma significativa o acesso a tratamentos de alta complexidade pelo SUS.

Nesta semana, as obras receberam a visita do governador Tarcísio de Freitas, acompanhado dos deputados Baleia Rossi e Leo Oliveira, além do prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva. A vistoria aconteceu durante a passagem da Caravana 3D do Governo do Estado por Ribeirão Preto.

Com investimento superior a R$ 700 milhões, o novo HC-UE está sendo construído na zona sul de Ribeirão Preto, no Jardim João Rossi, em uma área de quase 800 mil metros quadrados. A atual unidade, localizada na região central da cidade, possui cerca de 200 leitos e já enfrenta limitações estruturais e dificuldades de expansão.

Maquete digital da nova unidade de urgência e emergência do HC: primeira etapa de operação será iniciada com 393 leitos. Foto: Reprodução

A nova unidade deve começar a operar com 393 leitos na primeira etapa. Após a conclusão total das obras, o hospital contará com 582 leitos, incluindo 378 leitos clínicos e cirúrgicos, 128 leitos de UTI, 76 leitos de emergência e 18 leitos de isolamento.

O atendimento será voltado para casos graves e emergenciais, como infartos, AVCs, traumas severos e cirurgias de alta complexidade, tanto para adultos quanto para crianças.

Para os moradores de Santa Rita do Passa Quatro, a ampliação representa um avanço importante no acesso à saúde pública regional. O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto já é referência para transferências de pacientes em estado grave vindos do município.

Com o aumento expressivo de leitos, principalmente de UTI, a expectativa é de que haja redução no tempo de espera por vagas e mais rapidez nas transferências de emergência, fator considerado essencial para salvar vidas em situações críticas.

Detalhe dos leitos na maquete digital do Hospital. Foto: Reprodução

Durante a visita às obras, o deputado federal Baleia Rossi destacou o impacto regional do empreendimento.

“Cada pilar aqui é a esperança de salvar vidas, de atender com dignidade as famílias de toda a nossa região”, afirmou o parlamentar.

Além da estrutura hospitalar moderna, o novo complexo também foi projetado com foco ambiental. A unidade busca a certificação internacional LEED, concedida pelo U.S. Green Building Council, e contará com uma usina fotovoltaica para geração de energia solar.

O empreendimento tem como objetivo ampliar a capacidade assistencial do hospital, referência regional em atendimentos de alta complexidade. Foto: Celio Messias/Governo de SP

A inauguração do novo hospital também deve provocar mudanças em outras unidades de saúde da região. O governador Tarcísio de Freitas anunciou que o atual prédio da Unidade de Emergência será transformado em um centro especializado em oncologia e ortopedia.

Já o Hospital Santa Tereza passará por reestruturação para funcionar como um Instituto de Psiquiatria e Saúde Mental.

Com a nova estrutura, moradores de Santa Rita do Passa Quatro e de todo o interior paulista passarão a contar com uma das mais modernas redes públicas de emergência e alta complexidade da América Latina.

✍️ Da redação: Jornalista Toni Oliveira

( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Santarritense)

Deixe o Seu Cometário

Siga no Google Notícias Siga no YouTube Siga no TikTok
Compartilhar. O que você acha do WhatsApp? Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail Copiar Link
Artigo anteriorStep, música e muita energia agitam noite esportiva em Santa Rita do Passa Quatro
Próximo artigo Santa Rita 166 anos: desfile cívico promete tomar conta das ruas neste domingo
Redação

Posts relacionados

Carreta dá marcha à ré e bate em ônibus na Anhanguera em Santa Rita do Passa Quatro

1 de agosto de 2026

Santa Casa inicia reforma de leitos do SUS com apoio da sociedade civil e do poder público

31 de julho de 2026

Gasolina com 32% de etanol começa a ser vendida em Santa Rita do Passa Quatro e região neste sábado (1º)

31 de julho de 2026

Porto Ferreira cria 439 empregos no primeiro semestre de 2026 e promove Feira da Empregabilidade neste sábado (1º)

31 de julho de 2026

Santa Rita do Passa Quatro fecha semestre com saldo positivo de empregos

30 de julho de 2026

Prêmio da Mulher Negra Santa-ritense homenageia 15 mulheres e encerra programação do Julho das Pretas 2026

29 de julho de 2026
Últimas Notícias

Carreta dá marcha à ré e bate em ônibus na Anhanguera em Santa Rita do Passa Quatro

Por Redação1 de agosto de 2026

Santa Casa inicia reforma de leitos do SUS com apoio da sociedade civil e do poder público

31 de julho de 2026

Gasolina com 32% de etanol começa a ser vendida em Santa Rita do Passa Quatro e região neste sábado (1º)

31 de julho de 2026

Porto Ferreira cria 439 empregos no primeiro semestre de 2026 e promove Feira da Empregabilidade neste sábado (1º)

31 de julho de 2026
Facebook Instagram
  • Capa
  • Cidade
  • Esportes
  • Região
  • Destaque
  • Edição impressa
  • Editais
  • Falecimentos
  • Expediente
  • Colunistas
    • Colunista: Guilherme Utinetti Macedo
  • hhh
© 2026 O Santarritense / Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.