Ao longo do primeiro semestre de 2026, a integração entre as áreas da Educação e da Assistência Social ganhou reforço em Santa Rita do Passa Quatro com ações voltadas ao acompanhamento de estudantes beneficiários do Bolsa Família e à prevenção da evasão escolar.
Um dos principais momentos ocorreu em 1º de abril, quando representantes das duas secretarias participaram de uma reunião para alinhar o protocolo de acompanhamento das condicionalidades do programa. O encontro reuniu gestores e representantes de escolas das redes municipal, estadual e particular, além das equipes da Gestão, da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial.
O objetivo foi fortalecer o fluxo de monitoramento da frequência escolar dos estudantes beneficiários, permitindo a identificação precoce de situações de risco de abandono dos estudos e a definição de estratégias conjuntas de atendimento às famílias.

Durante a reunião, os participantes também discutiram formas de ampliar a articulação entre os setores, estabelecendo um fluxo de trabalho mais eficiente e integrado para garantir que crianças e adolescentes permaneçam na escola.
De acordo com a Administração Municipal, a iniciativa representa um avanço na construção de políticas públicas intersetoriais, reforçando que o acompanhamento da educação vai além da sala de aula e depende da atuação conjunta de diferentes áreas do poder público.
A expectativa é que o trabalho integrado contribua para reduzir os índices de evasão escolar, fortalecer o vínculo entre escola e família e assegurar maior proteção social às crianças, adolescentes e seus responsáveis.
✍️ Da redação: Jornalista Toni Oliveira
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Santarritense)



Deixe o Seu Cometário